Principais Dicas para Planejar seu Intercâmbio

Publicado por Suellen em

Muitas pessoas desejam fazer o tão sonhado intercâmbio, para estudar outra língua no exterior, conhecer outras culturas e países ou até mesmo fazer um curso superior, porém muitas vezes se encontram perdidas entre milhares de informações e não sabem de fato por onde começar o planejamento de seu intercâmbio. Baseado em nossas experiências de intercâmbio na Austrália e conhecimento que adquirimos sobre o assunto ao longo dos anos vamos falar sobre como planejar seu intercâmbio.

Quando devo começar meu planejamento?

A partir do momento em que começar a sonhar em fazer um intercâmbio, independente de idade,  é quando você deve começar suas pesquisas e análises para entender como funciona toda o processo e traçar suas metas e objetivos desejados com o seu intercâmbio considerando a necessidade e vontade em estudar no exterior com as suas possibilidades financeiras e psicológicas do momento em que se encontra com intuito de entender seu perfil e escolher o melhor curso e lugar e momento certo para a viagem. Indicamos que você então se organize financeiramente com um prazo de 6 meses a 1 ano antes da viagem para quando de fato embarcar já tenha praticamente pago todo seu intercâmbio.

Como escolher o país destino do meu intercâmbio?

Escolher o país que quer fazer o intercâmbio é um pontapé inicial para começar a definição de seus objetivos e um fator muito importante para o sucesso de seu intercâmbio em geral. Ressalto isso porque escolher o país está diretamente ligado a escolher o lugar que você quer morar durante alguns meses e até anos dependendo do curso escolhido, então fatores como eu perfil, idade, clima, cidade, cultura, idioma e até mesmo o tamanho da cidade bem como suas particularidades e características econômicas. 

Os principais destinos escolhidos pelos brasileiros para intercâmbio são EUA, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália. Tenha em mente que cada lugar terá seus pontos positivos e negativos que devem ser bem considerados e estudados no momento da escolha. Eu e o Fa escolhemos Sydney na Austrália porque gostamos bastante da cultura Australiana, a vida praiana, esportes e também pelas inúmeras belezas naturais da Austrália em geral, porém também encontramos lugares mais frios e até com neve dentro da Austrália, por essa possibilidade de morar em um lugar relativamente quente porém podendo ter contato com frio e até mesmo neve em algumas épocas do ano, com muitas praias e natureza decidimos pela Austrália e amamos! 

Um fator bem importante é que na Austrália é permitido trabalhar durantes seus estudos dentro de um limite de horas o que ajuda nas despesas durante a viagem, outros países como Canadá, Irlanda e Nova Zelândia também é permitido. Um ponto positivo de escolher a Irlanda como destino é que tem permissão para viajar pela Europa e é um destino mais barato que a Austrália porém o frio é predominante em quase todo o ano.

Qual curso devo escolher?

Existem várias formas de estudar no exterior e inúmeros cursos disponíveis em vários níveis como idiomas, cursos profissionalizantes, universidade, colegial e etc. A escolha do curso dependerá principalmente do seu momento de vida, idade, objetivos do intercâmbio, metas e  duração do curso. Existem inúmeros cursos de Idiomas por exemplo com períodos de duração que vão de 4 semanas até 40 semanas geralmente, após finalizar o curso de Idioma você pode continuar no país e fazer outros cursos profissionalizantes dentro da sua área de estudo ou não que permitirão você permanecer mais tempo no país de escolha e fixar ainda mais o idioma que estudou, ou até continuar no idioma porém com outro foco e outros tipos de cursos. Tudo isso pode ser definido já no Brasil como também pode ser renovado já estando no país ao final de seu intercambio de 6 meses por exemplo, enfim são inúmeras possibilidades e tudo feito de forma personalizada e pessoal. Importante destacar, 1 mês de estudo no exterior é equivalente a aproximadamente 1 ano de curso de inglês no Brasil com relação a carga horária.

Qual é o custo inicial para fazer um intercâmbio?

O valor do seu intercâmbio irá variar principalmente pelo curso escolhido, país destino, agência escolhida e duração do curso basicamente. Geralmente o valor do seu intercâmbio será composto:

Valor do curso : Existem inúmeras escolhas de Idiomas e diversos padrões também desde as mais caras e mais estruturadas até as mais simples e mais econômicas tudo vai depender dos seus objetivos e disponibilidade financeira.

Visto: o valor do visto vai variar de acordo com o tipo de visto escolhido e duração do curso também.

Passagem aérea (ida e volta): Geralmente compramos a passagem de ida e volta no mesmo momento até por uma questão de auxílio na liberação do visto bem como no preço que fica mais atrativo, quanto mais longe o destino de seu intercâmbio em relação ao Brasil mais cara tende a ser a passagem e também dependerá da CIA de aviação escolhida.

Seguro Saúde: Em alguns países como a Austrália é obrigatório o Seguro Saúde para estudar no país e  valor vai variar de acordo com o perfil do estudante e duração do curso.

Transporte: Geralmente é opcional, porém é uma boa escolha já que chegará em um país desconhecido de língua estrangeira, caso tenha amigos ou conhecidos no destino pode pedir que te busque o aeroporto também.

Taxas da Agência: é basicamente a taxa do despachante e da agência que cuidará de todo o processo e dará a consultoria e suporte necessário para a escolha do curso.

Acomodação: Existem vários tipos de acomodação para intercambista desde as casas de família local (Homestay) que os valores são geralmente mais elevados em virtude da comodidade, da experiência com nativos e muitas incluem algumas refeições como café da manhã e jantar bem como as residências estudantis. Algumas agências possuem seus apartamentos e residências que são compartilhadas entre os estudantes e possuem preços mais atrativos por até mesmo não incluir as experiências com a Homestay, porém terá outros tipos de experiência e os quartos são compostos por 1 até 4 pessoas geralmente.

Quais serão meus gastos durante o intercâmbio?

Conforme falamos acima antes de viajar você já terá grande parte do seu custo geral de intercâmbio pago pois  curso estará completamente pago, as passagens, vistos e custos para se chegar ao país. Dependendo de sua opção de acomodação isso também estará pago e não terá que se preocupar porém caso opte por alugar a parte e dividir com amigos ou outras pessoas de sua preferência terá que levar dinheiro para o aluguel que a vezes é pago semanalmente dependendo do país destino.

É possível verificar acomodação estando no Brasil porém como muitas vezes não conhecemos de fato a pessoa que estamos nos comunicando e para evitar cair em golpes aconselho que negocie acomodação caso queira fazer sozinho estando já no país e conhecendo o lugar pessoalmente.

Uma dica legal é pegar a acomodação com a agência seja homestay ou estudantil por um período curto se seu intercâmbio for de 6 meses por exemplo você pode optar por 2 semanas ou até 1 mês já pago para que possa se adaptar no país e as vezes escolher a sua região de preferência para morar ou fazer amizades e dividir um apto, também pode escolher uma temporada em AIRBNB, bem são inúmeras formas e cada uma terá um custo que terá que ser ou não incluso nos gastos durante seu intercâmbio.

Basicamente durante sua viagem leve dinheiro ou trabalhe para custear principalmente, alimentação, moradia,  transporte, passeios, viagens, atividades extras, roupas, acessórios durante o período do seu intercâmbio e caso queira renovar seu visto após os 6 meses é possível continuar estudando e aplicar para outro curso sem precisar sair do país, por isso caso consiga juntar dinheiro durante esses primeiros meses além os seus gastos mensais você garante mais tempo no país e poderá agregar mais cursos.

Caso tenha dúvidas sobre Intercâmbio, solicite uma consultoria GRATUITA com agência Travelmate, clique aqui E Ganhe 200,00 de desconto na contratação do pacote de intercâmbio!

Siga nossas Redes Sociais

Acompanhe nossas aventuras em tempo real e caso precise de mais dicas e não conseguiu localizar só nos chamar no direct ou Inbox!

Vai viajar? Faça sua Reserva aqui

Quando você faz uma reserva com um link dos nossos parceiros e utiliza os descontos que conseguimos para os seguidores do blog, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso, na verdade, às vezes devido a parceria que temos com as empresas, você tem acesso a valores até melhores e exclusivos em alguns casos. Dessa forma nós ajudamos você a viajar mais economizando e vocês nos motivam a continuar produzindo conteúdo e dicas reais de qualidade para o Blog.

Então, vamos reservar? Clique nos destaques a seguir e confira!