Cicloturismo no VALE EUROPEU em Santa Catarina

Publicado por Suellen em

Cicloturismo no VALE EUROPEU em Santa Catarina

Seguimos com a nossa missão de mostrar as belezas de Santa Catarina que vai além das maravilhosas praias, natureza, cachoeiras, trilhas. Tivemos a oportunidade de conhecer parte da Região chamada “Vale Europeu” um lugar muito charmoso que fora colonizada essencialmente por alemães e italianos e mantém muitas características dessa colonização até os dias atuais, que garante um charme único à região. Uma das principais atrações turísticas no Vale Europeu é o Cicloturismo que consiste basicamente em uma rota estratégica em que é possível de bicicleta conhecer toda a região. Legal né?! Vamos explicar nesse post como funciona.

Vale Europeu

O Circuito do Vale Europeu está localizado no médio vale do Itajaí, sendo composto por 9 municípios (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó), no centro norte do estado de Santa Catarina, se assim, com acesso facilitado por rodovias estaduais ou federais (BR-470 e BR-101), por aeroportos (Navegantes, Joinville, Florianópolis e Curitiba) e até por portos (Itajaí e São Francisco do Sul).

Mapa do Percurso Vale Europeu em Santa Catarina

A região possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica composta por lindas e típicas araucárias. Um dos destaques deste roteiro é a presença de água durante grande parte do percurso, pois além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

O Circuito também é marcado pela presença marcante da cultura européia, que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, na gastronomia, na música, na cultura e nos esportes. A região do Circuito possui diversas opções de lazer e infra estrutura turística para a prática de esportes de aventura, turismo de compras e turismo gastronômico.

Cicloturismo

O roteiro completo para conhecer o Vale Europeu consiste em 7 dias de pedaladas pernoitando cada dia num local diferente. Os 300km do circuito são todos sinalizados com placas e setas amarelas, por isso ele é considerado auto guiado (self guided). O trajeto é circular começando e terminando na cidade de Timbó (SC) de fácil acesso, cerca de 30km de Blumenau. Com uma média de 50km por dia o circuito passa por 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. Para conhecer todo o percurso clique aqui.

Em se tratando de Clicloturismo, a Rota do Vale Europeu é o principal destino dos cicloturistas no Brasil e o primeiro no país planejado e organizado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O roteiro foi planejado passando pelos melhores atrativos turísticos da região, como cachoeiras, arquitetura colonial e atrativos naturais, passando por estradas de terra bonitas e tranquilas.

Para informações completas sobre o circuito clique aqui.

Biketour Vale Europeu

Alexandre, nosso Guia e Personal da BikeTour Vale Europeu

Caso você não seja um ciclista profissional assim como nós, fique tranquilo, pois ainda assim é possível fazer esse passeio e conhecer o Vale Europeu junto com suporte técnico profissional da empresa BikeTour Vale Europeu que acompanha durante todo o trajeto e provém todo o equipamento desde bikes super confortáveis, leves e de qualidade, roupas leves e apropriadas, água, alimentação, ajuda técnica, apoio e até faz suas fotografias.

O trajeto completo é divido em dias e você pode escolher fazer completo e terá no pacote tudo planejado inclusive hospedagem pela BikeTour Vale Europeu ou pode escolher somente passear e fazer o roteiro do DIA 1 : Timbó a Pomerode, como fizemos e foi incrível, pois o trajeto é bem tranquilo, lindo, charmoso e possui uma natureza espetacular. Para solicitar um orçamento para o Cicloturismo com a BikeTour Vale Europeu clique aqui ou entre em contato via WhatsApp (+55 47 9965-8388) ou Instagram.

Obs: informe o código #suefaaround para acesso a valores especiais

Dia 1 - Timbó à Pomerode

Optamos por fazer somente o primeiro dia do percurso saindo de Timbó finalizando em Pomerode, por uma questão de tempo, pois tínhamos somente um dia de passeio mesmo, porém com certeza voltaremos para continuar o percurso de onde paramos, o que é possível também, porem caso consiga, separe 7 dias para fazer o percurso completo e se encantar com o Vale Europeu.

Melhores Momentos Vale Europeu

Siga nossas Redes Sociais

Acompanhe nossas aventuras em tempo real e caso precise de mais dicas e não conseguiu localizar só nos chamar no direct ou Inbox!

Vai viajar? Faça sua Reserva aqui

Quando você faz uma reserva com um link dos nossos parceiros e utiliza os descontos que conseguimos para os seguidores do blog, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso, na verdade, às vezes devido a parceria que temos com as empresas, você tem acesso a valores até melhores e exclusivos em alguns casos. Dessa forma nós ajudamos você a viajar mais economizando e vocês nos motivam a continuar produzindo conteúdo e dicas reais de qualidade para o Blog.

Então, vamos reservar? Clique nos destaques a seguir e confira!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »