Bonito- MS: Dicas dos Melhores Passeios e Restaurantes

Se você está planejando conhecer Bonito no Mato Grosso do Sul, já deve ter escutado que os preços são elevados se comparado com outros destino brasileiros e realmente isso é uma verdade, por isso existem algumas dicas para que você aproveite sua viagem à Bonito escolhendo os melhores lugares e passeios para conhecer, mas já adianto que você vai querer fazer TODOS , pois cada lugar é especial e incrível e com planejamento tudo é possível se puder investir tempo e dinheiro nesse destino super recomendamos.

A primeira coisa que deves fazer para entender como funciona uma viagem à Bonito é acessar esse post que damos as dicas de como escolher a melhor época para ir, como ir e aonde se hospedar para já iniciar seu planejamento e entender a estrutura da cidade, valores e etc. Outra dúvida comum: Quais passeios fazer? Aonde devo ir? preciso contratar uma agência? Quanto tempo devo ficar em Bonito? Todas essas dúvidas vamos responder nesse post bem como lhe dar as dicas de cada passeio que fizemos. Bora lá?!

O QUE FAZER EM BONITO

Bonito, como falamos no post anterior é o destino ideal para os amantes de ecoturismo sendo referência mundial pela sua natureza encantadora e completa! Uma fauna única, flora encantadora e um paraíso de águas doce e cristalina, grutas, cavernas, sem contar as maravilhosas cachoeiras que compreendem a região principalmente em Bodoquena!

Um dúvida frequente quando se planeja um roteiro de passeios para Bonito é se devemos ou não contratar uma agência para fazer os passeios, se o valor muda e etc. Bonito é um destino muito peculiar em relação a contratação de serviços de turismo, agências, transporte e os valores podem ser mais elevados que outros destinos Brasileiros, pelo fato de que os atrativos e passeios são em sua maioria em fazendas particulares de alta preservação ambiental, algumas são RPPN, uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, sem desapropriação de terra e em caráter perpétuo, ou seja, áreas privadas com o objetivo de conservar a diversidade biológica. 

Devido á isso para visitar as fazendas e conhecer os principais atrativos, devido a esses controles ecológicos, somente é possível através de um “Voucher” que a agência (cadastrada e autorizada) emite no momento da venda e você precisa obrigatoriamente apresentar para ter acesso ao atrativo, dessa forma os passeios possuem um padrão alto de qualidade e controle de acesso de pessoas diário o que faz os preços serem mais elevados, também pelo fato de que a maioria dos passeios ( exceto os balneários) serem guiados existe uma taxa de guia cobrada. A boa noticia é que os valores são tabelados e não existe aquela “famosa” negociação brasileira, o que vai diferenciar uma agência de outra é o atendimento e consultoria prestada, portanto você precisará de uma agência e poderá escolher a que mais lhe agradar.

A agência que fez nosso roteiro personalizado e atendimento foi a Bonito Brasil Tour e gostamos muito do serviço prestado e recomendamos a todos que queiram visitar Bonito! O atendimento pode ser feito pelo instagram, site, WhatsApp Katiuscia (67 9998-3223), de onde estiver eles irão lhe atender e cuidar de tudo desde a chegada em Bonito até seu retorno!! Um dica importante é fechar o seu roteiro com a agência escolhida o quanto antes (pelo menos 3 meses antes da viagem), pois todas as agências utilizam o mesmo sistema de agendamento que disponibiliza as vagas de cada atrativo, caso esteja lotado e não tenha mais vagas para aquele passeio, significa que as vagas se esgotaram naquele horário e dia e nenhuma agência terá como vender, ou seja, se programe para ter tudo definido com a agência que escolher com antecedência.

Uma informação importante é que independente dos passeios que você fechar, nenhum estará incluso o transporte, ou seja , o deslocamento até o atrativo será por sua conta. A maioria dos atrativos estão localizados à distâncias que variam de 7 a 55 quilômetros da cidade e o acesso é feito por estradas não pavimentadas, mas que estão em bom estado de conservação e são bem sinalizadas. Sendo assim, você poderá utilizar seu próprio carro, taxi ou até mesmo alugar um carro. Algumas agências disponibilizam transporte porém por um preço a parte e depende da época, verifique com antecedência caso necessário

ECOTURISMO E PASSEIOS

Não existe um roteiro ideal para Bonito, pois como disse a vontade é fazer todos os passeios e conhecer tudo, porém isso daria muitos dias de viagem e a não ser que você possa morar lá, o ideal seria um Roteiro de 7 dias para conseguir aproveitar bem o máximo de atrativos que puder e não depender de imprevistos de clima. Se formos estipular uma média colocaria mínimo 5, ideal 7, ótimo 10 dias de roteiro, melhor que isso só morando mesmo! Pelo fato de Bonito ser referência em Ecoturismo, existem muitas atividades possíveis e para todos os gostos, muita aventura em diversos níveis, trilhas, arvorismo, flutuação nos rios e nascentes, passeios em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle surf) ou caiaques infláveis (duck), ou quadriciclo, passeio à cavalo (cavalgada) ou bicicleta e aventuras mais radicais, como o rapel e os mergulhos em rios e lagoas. Pensando nisso, um roteiro ideal para experiências em Bonito incluiria:

  • Flutuação
  • Gruta
  • Balneário
  • Trilha e Cachoeira
  • Mergulho e Snorkeling

NOSSO ROTEIRO 10 DIAS

Nosso roteiro em Bonito foi de 10 dias (Outubro/2019), porém pegamos dias instáveis e alguns de chuva, mas conseguimos aproveitar bastante, em virtude de Bonito ter muitos atrativos e a maioria envolver água, quem está na chuva é pra se molhar né?! O bom disso é que as nascentes permanecem transparentes, a coloração da água não muda devido à chuvas, as cachoeiras e quedas ficam mais robustas e cheias, porém algumas podem ter alteração de cor (ficam meio barrentas na cor “todinho”) e estava bem calor, mas em geral dá para aproveitar muito! Conseguimos conhecer nesses 10 dias os seguintes atrativos:

  • Balneário Municipal
  • Flutuaçāo Rio da Prata
  • Flutuação Rio Sucuri
  • Gruta Azul
  • Gruta São Mateus
  • Boca da Onça
  • Estância Mimosa
  • Ecopark Porto da Ilha

RESTAURANTES

Na rua principal da cidade há muitas opçōes em restaurantes, lanchonetes, sorveterias e pizzarias. O principal prato de Bonito são peixes e até o prato bem típico local, carne de jacaré. Com relação aos sorvetes existem muitos das frutas típicas do cerrado principalmente Guavira, Umbu, Cupuaçu e Graviola.

Com relação aos restaurantes os mais tradicionais e indicados na cidade são : Tapera Restaurante, Juanita, Tio Joao, Taboa.

Um destaque especial para o Restaurante Tradição Pantaneira, localizado dentro do Hotel Arizona, com o prato típico conhecido “Pintado à Urucum” que foi quem desenvolveu a receita original. Tivemos a oportunidade de documentar a preparação e compartilhar com vocês essa história nos bastidores da origem desse prato típico e conhecidos por todos na região.

Apesar de as comidas serem maravilhosas aproveite as promoções e pratos do dia que costumam vir com preços mais amigáveis nesses restaurantes. De qualquer forma vá para sua viagem preparado financeiramente tanto para passear, hospedar quanto alimentar, pois Bonito é um destino muito famoso, estruturado e todo investimento valerá a pena tenha certeza, não espere fazer grandes economias em Bonito mas fique encantado e satisfeito com seu investimento nessa viagem.


ORGANIZE SUA VIAGEM

E aí gostou das dicas?! Aproveite e já organize toda sua viagem utilizando nossos links de parceiros e tenha acesso a valores especiais! Essa é a melhor forma de retribuir se você gosta do nosso conteúdo! 🙂

Cannot get other user media. API shut down by Instagram. Sorry. Display only your media.

Facebook Comments